João Gonçalves de Souza ou mais conhecido como "João Bigode"começou sua carreira de motorista aos 29 anos, desemprego, viu um anuncio no jornal de que a CCTC estava contratando motorista, numa época em que, não precisava de curso ou especialização para dirigir ônibus.
Foi para São Paulo, fazer teste na garagem da Vila Maria da Viação Cometa, aonde foi o unico aprovado dos 14 selecionados. Trabalhou entre Agosto de 1970 até Dezembro de 1981. Sempre na linha 27 - J.São Vicente.
Sua saída ocorreu devido a empresa perde algumas linhas para as novas operadoras do transporte na cidade. Também não satisfeito com a CCTC, preferiu se arriscar em outra empresa, a VISCA - Viação Sta Catarina, empresa que havia pego boa parte das linhas da CCTC.
Foi colocado na linha que mais transportava a 4.15 Swift X Bonfim / Bosch / Boa Vista aonde ficou até 1989. Depois foi remanejado pra linha 4.05 - J.Miranda, aonde ficou até 1994.
Seu remanejamento para a linha 4.04 - J. Garcia gerou protesto de alguns moradores do J.Miranda, que atormentavam fiscais e funcionários na garagem da empresa, pedindo seu retorno.
Desde quando começou, foi paciente com idosos e alcoólatras, procurou fazer amizades com os jovens, pensava no passageiro como um cliente, e com isso era necessário conquistá-lo... como resultado muitos esperavam o Seu João, só pra poder voltar com ele e, assim, desfrutar da sua agradável presença.
Orgulha-se em dizer que nunca teve um ônibus assaltado e, também, jamais participou de algum acidente. Lembra-se que costuma parar fora do ponto, para agradar passageiros.
Trabalhou na VISCA até 1997, quando a mesma foi desmembrada, devido a crise do transporte em Campinas. Desanimado com a empresa e já aposentado, pediu seu desligamento por achar que a profissão tinha perdido o encanto.
Hoje dedica sua vida aos filhos e netos, mas na verdade, passa a maior parte do tempo pescando...
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário