João Gonçalves de Souza ou mais conhecido como "João Bigode"começou sua carreira de motorista aos 29 anos, desemprego, viu um anuncio no jornal de que a CCTC estava contratando motorista, numa época em que, não precisava de curso ou especialização para dirigir ônibus.
Foi para São Paulo, fazer teste na garagem da Vila Maria da Viação Cometa, aonde foi o unico aprovado dos 14 selecionados. Trabalhou entre Agosto de 1970 até Dezembro de 1981. Sempre na linha 27 - J.São Vicente.
Sua saída ocorreu devido a empresa perde algumas linhas para as novas operadoras do transporte na cidade. Também não satisfeito com a CCTC, preferiu se arriscar em outra empresa, a VISCA - Viação Sta Catarina, empresa que havia pego boa parte das linhas da CCTC.
Foi colocado na linha que mais transportava a 4.15 Swift X Bonfim / Bosch / Boa Vista aonde ficou até 1989. Depois foi remanejado pra linha 4.05 - J.Miranda, aonde ficou até 1994.
Seu remanejamento para a linha 4.04 - J. Garcia gerou protesto de alguns moradores do J.Miranda, que atormentavam fiscais e funcionários na garagem da empresa, pedindo seu retorno.
Desde quando começou, foi paciente com idosos e alcoólatras, procurou fazer amizades com os jovens, pensava no passageiro como um cliente, e com isso era necessário conquistá-lo... como resultado muitos esperavam o Seu João, só pra poder voltar com ele e, assim, desfrutar da sua agradável presença.
Orgulha-se em dizer que nunca teve um ônibus assaltado e, também, jamais participou de algum acidente. Lembra-se que costuma parar fora do ponto, para agradar passageiros.
Trabalhou na VISCA até 1997, quando a mesma foi desmembrada, devido a crise do transporte em Campinas. Desanimado com a empresa e já aposentado, pediu seu desligamento por achar que a profissão tinha perdido o encanto.
Hoje dedica sua vida aos filhos e netos, mas na verdade, passa a maior parte do tempo pescando...
...
sábado, 12 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
As linhas...
Já em 1953, o quadro já tinha se alterado
CCTC
07 - PONTE PRETA
09 - SÃO BERNARDO
11 - CASTELO
VIAÇÃO COMETA
01 - CAMBUI
03 - CAMBUI
05 - BONFIM
05 - ALTO DO BONFIM
VIAÇÃO LIRA
04 - V.INDUSTRIAL
02 - SWIFT
06 - VILA TEIXEIRA
08 - BOSQUE
10 - V.MARIETA
12 - CEMITERIO
00 - VIRACOPOS
VIAÇÃO BONAVITA
15 - TAQUARAL
16 - VILA NOVA
00 - GUANABARA
00 - BOTAFOGO
Em 1956 a CCTC engloba todas as linhas e depois de alguns anos faz alguma alterações que se tornaram clássicas, e que resistem até hoje...
01 – CAMBUI / 09 – SÃO BERNARDO
02 – SWFIT / 10 – BONFIM - BOSCH - BOA VISTA
03 – CAMBUI / 11 – BOTAFOGO
04 – GUANABARA / 12 – PARQUE INDUSTRIAL
05 – TAQUARAL / 13 – VILA MARIETA
06 – CASTELO / 14 – JARDIM PROENÇA
07 – VILA TEIXEIRA / 15 – VILA NOVA
Personagem da Semana: Generoso de Genaro
Assim que dispensado foi convidado a ser inspetor na CCTC / Viação Cometa S.A. de Campinas. Se mudou pra o bairro Vila Nova, aonde reside até hoje, na mesma casa.
Ficou na CCTC até 1977, onde foi convidado a trabalhar na Viação Princesa D´oeste. Meses depois, foi convidado pelo Sr. Antonio Augusto dos Santos, dono da Caprioli Turismo, para ser o inspetor de trafego, mas recusou... entrou na prefeitura de Campinas, aonde se aposentou.
Hoje aos 84 anos, é visto diaremente, sentado, papeando, na calçada de sua casa, na Rua Buarque de Macedo...
As Primeiras Linhas
Miguel Vicente Cury |
EmSetembro, Rafael Bonavita & Filhos, dirigiram – se ao Prefeito, pedindo a autorização de operar uma linha de ônibus ligando o centro à Lagoa do Taquaral. A autorização pra funcionamento da linha do Taquaral foi comcedida à Bonavita a titulo precário e, inicialmente, valendo apenas para os fins de
semana. Depois de um mês, foi autorizado o funcionamento durante toda a semana
No dia 13 de Outubro, Antonio Bonavita , solicitou uma nova linha entre o centro e o Vila Nova.
No mesmo mês, as empresas Lira e Sorocabanos, ambas com sede na cidade de Sorocaba, interessaram – se a participar do serviço de transportes da cidade. No dia 22 de Outubro de 1948 a prefeitura concede a Viação Lira as linhas Swift, Bosque e Botafogo; e para Transportes Coletivos Sorocabanos V.Estanislau, V.Marieta, São Bernardo e Alto do Bonfim. Em 12 de Novembro, estas 2 empresas começam a operar as linhas, enquanto a Viação Bonavita já operava as linhas do Taquaral e Vila Nova
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Personagem da Semana: Sr. Ildefonso de Sousa
* Chefe encarregado da Secretaria da CCTC – Secretário do Sr. Nicola Mariotini
* Seu primeiro registro foi na "organização especializada da "Siber" de Emilio Pieri, como auxiliar de escritório, em 1 de Janeiro de 1954 na Rua Andrade Neves, 348.
* Finalmente em 19 de Julho de 1955, foi contratado como "Cobrador Urbano" da Viação Cometa da Av.Campos Sales, 550 e em seguida foi promovido a "despachante" da garagem da Vitoriano dos Anjos, 1.187
* Em 01 de Setembro de 1961, recebeu o cargo de correspondente da Cia Campineira de Transportes Elétricos.
* No final dos anos 60, foi ele que negociou junto com então Prefeito Orestes Quercia, prioridade para os funcionarios da CCTC na aquisição das casas da Conjunto Habitacional Costa e Silva e Miguel Vicente Cury.
* Em 22 de Abril de 1975 se torna encarregado de secretaria dos escritórios da Rua Carolina Florence, 4.150.
* Aposentou-se em 13 de março de 1989. Onde comprou um bar na V.Costa e Silva proximo da antiga garagem da CCTC e de sua casa.
* Faleceu em 16 de Novembro de 2000, vitima de um infarto.
* Foi casado com Maria Lucia klenfelder de Souza com quem teve 8 filhos - Elisabeth Aparecida de Souza, Elizete Conceição de Souza, Eliane de Souza, Elieser de Souza,Eliete Salatiel de Souza, Elaine de Souza, Elizael Lucio de Souza, Elizio Augusto de Souza
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Final dos Anos 40...
Dizia que o futuro dos serviços prestados pelos bondes, já deficientes se tornariam piores, já que os trilhos não poderiam chegar a estes lugares.
Afirmava também que os serviços de transportes se tornariam o grande tormento do campineiro.
Vilagellin, espelhando-se na recente experiência de São Paulo onde a Prefeitura criou a CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos, como única concessionária, gerenciadora e fiscalizadora dos serviços de transportes na cidade.
Propôs que a prefeitura de Campinas encampasse Cia Campineira de Tração,Luz e força e assumisse o serviço de transportes na cidade através de uma empresa Municipal a qual chamava de “Cia Campineira de Transportes Coletivos". Mas no mesmo ano, a proposta foi arquivada sob a alegação de que encampar a Tração traria prejuízos aos Campineiros.
Assinar:
Postagens (Atom)